quinta-feira, 8 de março de 2018

estruturas do mercado

1. Observando a tabela de Francisco Pereira de Moura distingue concorrência pura de monopólio.
Na concorrência pura, o número de empresas a vender o bem é elevado, são de pequena dimensão e o seu produto é similar enquanto no monopólio o mercado é único, existe apenas um vendedor e vários consumidores. No monopólio o produtor tem poder no mercado enquanto que na concorrência pura as empresas são aceitantes dos preços por serem de pequena dimensão
2. Indica as quatro hipóteses admitidas em concorrência perfeita.
As empresas vendem um produto padronizado, (homogéneo ou indiferenciado)
As empresas são aceitantes de preços, isto é nenhuma tem poder para os influenciar. Designa-se por atomicidade o conjunto.
Os fatores de produção são perfeitamente variáveis ao longo do prazo
As empresas e os consumidores tem informação perfeita
3. Critica cada uma das quatro hipóteses acima lendo o texto de Robert Frank.
"As empresas vendem um produto padronizado, (homogéneo ou indiferenciado)" - quando uma empresa aumenta o preço de um bem homogéneo os consumidores deixam de o consumir e procuram um bem semelhante mais barato. No caso do café se o vendedor aumentar o preço do café, rapidamente o consumidor irá a outro café cujo o preço seja mais baixo.
"As empresas são aceitantes de preços" - isto é nenhuma tem poder para os influenciar devido à sua pequena dimensão. Designa-se por atomicidade o conjunto.
"Os fatores de produção são perfeitamente variáveis ao longo do prazo" - se o individuo tiver um determinado trabalho recebendo x. Se num outro trabalho pagarem mais o individuo está disposto a mudar.
"As empresas e os consumidores tem informação perfeita" - o mundo é de tal modo complexo que existirão inevitavelmente aspetos relevantes que se encontram suficientemente escondidos.
4. Distingue concorrência perfeita de concorrência monopolística associando cada uma destas formas de mercado a uma das situações A ou B cuja curva da procura se apresenta. Justifica a resposta com Richard Lipsey.
A - Concorrência monopolista- se o preço aumentar um pouco os consumidores não deixaram de o consumir
B - Concorrência perfeita: se o preço aumentar um pouco os consumidores deixam de consumir esse bem trocando-o por outro.

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