sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

O mercado na sociedade moderna

1. Desenha o circuito económico representando os fluxos que se estabelecem nos mercados de Bens&Serviços e de Factores Produtivos, entre os agentes económicos Famílias e Empresas. 

2. Apresenta uma definição de mercado.
O mercado é o sitio onde consumidores trocam o seu dinheiro para a obtenção de bens que são produzidos pelos produtores. Assim podemos dizer que o mercado é um ambiente de fluxos real e monetário. É onde os vendedores e compradores interagem.

3. Referindo o truque dos incentivosexplica o comportamento no mercado dos:
a) consumidores;
Os consumidores, quando querem um bem, lutam por esse bem oferecendo mais dinheiro pelo bem que desejam, fazendo com que o preço suba.
b) produto
Se os preços dos produtos aumenta, esses produtos tornam-se mais lucrativos, logo os empresários teram mais interesse em produzir.

4. Define eficiência no contexto do mercado.
A eficiência do mercado é quando os produtores produzem o que melhor sabem fazer, trocando por outros bens que mais gosta. Não podemos melhorar a situação de alguém sem prejudicar a situação de outros.

5. Indica:
a) os factores produtivos;
Trabalho, terra, capital e iniciativa empresarial
b) os rendimentos;
juros, rendas e salários
c) os agentes económicos;
famílias e empresas
d) os mercados. 
mercado de produtos e mercado de fatores

6. Descreve no circuito económico, a relação entre:
a) Bens & Serviços / Despesas de Consumo ;
As famílias compram bens e serviços ao mercado de produtos, em troca de despesas de consumo
b) Recursos ou Factores Produtivos / Rendimentos;
Ao vender factores produtivos ás empresas as famílias recebem os custos das empresas
c) Bens & Serviços / Receitas (das Empresas);
Vendem bens e serviços e recebem a respectiva receita da venda dos produtos
d) Recursos ou Factores Produtivos / Custos (das Empr
Os custos das empresas são os fatores produtivos que as empresas adquirem do mercado de fatores


7. Refere três situações como dificuldades de funcionamento ou falhas do mercado.
Comprar um produto que não se queira, pagar demasiado por ignorar uma descida de preços ao lado

Sem comentários:

Enviar um comentário