terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Preço de um bem - noção e componentes

1. Explica o paradoxo da água e do diamante utilizando os conceitos de valor de uso e valor de troca.
A água é um bem com um valor uso elevado, ou seja é muito útil no dia a dia para as pessoas, mas quanto ao seu valor de troca, a água tem um valor de troca muito baixo, pois é um bem que não pode pagar quase nenhum bem. Em relação ao diamante, é um bem com um valor de uso muito baixo, pois na maioria dos casos o diamante serve só como bem luxuoso, mas em relação ao seu valor de troca, o diamante tem um valor de troca muito elevado pois é um bem que se pode trocar por uma grande quantidade de bens.

2. Explica o paradoxo da água e do diamante utilizando os conceitos de utilidade total e utilidade marginal.
A água é um bem que tem uma utilidade total muito elevada, pois é um bem que é necessário para as pessoas viverem, já o diamante tem uma utilidade total baixa pois não é necessário para uma pessoa viver. No entanto a utilidade marginal de um diamante é muito maior que a utilidade marginal da água, pois o valor de um diamante é mais elevado que o valor da água, mas a utilidade da água é maior que a do diamante.

3. Refere três factores que influenciam a formação dos preços.
Três fatores são: o custo de produção do bem, o número de vendedores e compradores ( ou seja o mercado ) e o seu valor de troca.

4. Comenta a importância da estrutura do mercado na formação dos preços, referindo dois exemplos de mercado concorrencial e dois exemplos de monopólio.
No mercado concorrencial os como temos muitos produtores e muitos consumidores nenhum deles tem poder no mercado logo são aceitantes do preço estabelecido no mercado. O monopólio caracteriza se por apenas termos um só produtor a abastecer todo o mercado neste caso irá estabelecer-se uma regulação eficaz para evitar que abuse do seu poder de mercado, impondo preços demasiado altos. Exemplos mercado concorrencial são os cafés e a restauração. Exemplos de monopólio a distribuição de água canalizada é monopólio do SMAS, não constituindo a água engarrafada uma alternativa comparável, nem havendo a possibilidade de se instalar no mercado outro fornecedor. Portanto as suas tarifas são reguladas, para evitar que nos imponha preços excessivos.

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