quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Combinação dos factores de produção

1. Completa a tabela e interpreta a linha correspondente a Q=4.

A linha correspondente a Q=4 simboliza a quantidade ideal a ser produzida pois é a que tem o custo unitário mais baixo, ou seja de Q=1 a Q=4 é apresentada uma economia de escala ou pois produzimos mais e o custo unitário é mais baixo e o custo marginal é menor que o custo unitário, e de Q=4 e Q=8 apresenta-se uma deseconomia de escala pois a partir de Q=4 ao se aumentar a produção aumenta o custo e o custo marginal é maior que o custo unitário. 

2. Representa graficamente CT=CF+CV. Justifica a configuração das curvas.
Os custos fixo são os custos que não variam independentemente da produção ser maior menor ou até estar parada. O custo variável varia com a quantidade trabalhadores e capital e é sempre menor que o custo total pois o custo total é a soma dos custos variável e fixo e é sempre o custo maior .
3. Representa graficamente a relação entre o Custo Marginal e os Custos Médios (CFM, CVM e CTM). Justifica a configuração das curvas. 

Os custos marginal cruza-se com o custo fixo médio no seu ponto mais baixo. A quantidade ideal a ser produzida é quando o custo marginal se cruza com o custo total médio.
4. Indica a combinação óptima de factores correspondente aos salários de 5 ao custo da capital de 5,5 na tabela que ficou incompleta na segunda imagem deste post

A combinação perfeita é a C porque é a que tem menor custo.
5. Relaciona as economias de escala com a concentração que se verifica em muitos ramos da actividade económica: banca, automóvel, distribuição de combustíveis, distribuição a retalho, etc.
As economias que se verificam em muitos ramos de atividade são as economias fiscais que produzindo mais o custo monetário baixa como por exemplo temos menos bancos e os bancos têm  mais clientes por isso o custo por cada cliente e mais reduzido. Numa empresa de automóveis se produzir se muitos veiculos o preço por cada veiculo será mais reduzido.
6. “Se as escolas forem muito grandes, as pessoas deixam de conhecer-se e o anonimato contribui para o aumento da indisciplina”.
6.1. Comenta utilizando o conceito apropriado. deseconomias porque ter mais alunos tem um custo mais elevado
6.2. Refere outros factores, como (a) a lotação das salas, (b) a dificuldade em conseguir melhores horários, (c) o distanciamento da direcção relativamente a alunos, professores e pais.os custos relaçionados com a organização da empresa e as tecnologias adaptadas pelas empresas
6.3. Aponta alguns factores que possam justificar as deseconomias de escala nas empresas. 
Partindo de uma leitura de Alfred Marshallapresenta três argumentos que justifiquem a concentração empresarial partindo das economias de escala.
Uma grande empresa compra em grandes quantidades e, portanto, barato; paga taxas de carga reduzidas, poupando nos transportes;Vende frequentemente em grandes quantidades, poupando trabalho.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         

SUGESTÕES DE LEITURA: Economias de escala e tendência para a fusão, Larga escala e rentabilização de maquinaria, Larga escala e economia de competências, Larga escala e atracção de trabalhadores excepcionais, Larga escala e homens de confiança. 

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