quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Capital

1. Apresenta um conceito de “riqueza”.  Riqueza é quando o individuo tem dinheiro .

2. Distingue os novos-ricos dos novos pobres, relacionando-os com os conceitos de mobilidade social e desigualdade na repartição do rendimento. Novo pobre é um individuo de classe média que ganha o que gasta. Se ficar desempregado o individuo fica com dividas acumuladas resultando na pobreza. Novo rico é como se chama a um individuo que enriquece rapidamente com as bolhas dot.com (mercados online)

3. Indica as actividades desenvolvidas pelos portugueses mais ricos em 2012, e compara-a com a lista de 2017Indica as alterações nas primeiras 5 posições deste ranking
Em 2012 a família Amorim encontrava se em 2º lugar no ranking com atividades desenvolvidas a GALP Corticeira Amorim a Banca e a Agricultura, em 1º está Alexandre Soares com Jerónimo Martins e o Pingo Doce, em 3º a Família Guimarães de Mello com a Brisa a CUF o EFACEC EDP Saude e o BCP, em 4º Belmiro de Azevedo com a Sonae e o Continente e em 5º está a Família Alves Ribeiro com atvidades desenvolvidas Consultores, Contrução e o Amoreiras Shopping.
Em 2017 a Família Amorim passa a ocupar o 1º lugar no ranking, Alexandre Soares desce para o 2º lugar, a Família Guimarães de Mello e Belmiro de Azevedo continuam respetivamente no 3º e 4º lugar e a Família Alves Ribeiro sai desce para o rank 6 sendo assim ultrapassado por António da Silva Rodrigues que atualmente ocupa o 5º lugar do ranking português.
1 – Família Amorim – 3.840 milhões de euros 
2 – Alexandre Soares dos Santos – 2.532 milhões de euros
3 – Família Guimarães de Mello – 1.471 milhões de euros
4 – Belmiro de Azevedo – 1.311 milhões de euros
5 – António da Silva Rodrigues – 1.038 milhões de euros

4. Distingue riqueza de capital.
Riqueza consite se nos bens que o individuo possui para  sue proveito e capital  é a riqueza mobilizada para gerar maior riqueza sob forma de lucros, por exemplo o individuo vende bens a um preço maior que o seu custo podendo assim multiplicar o seu capital.


5. Define os seguintes conceitos de capital: capital financeiro, capital técnico, capital circulante, capital fixo, capital social, capitais próprios, capital alheio, capital natural e capital humano.
Capital técnico divide-se em capital fixo e capital circulante.
Capital fixo: são os meios de produção que podem ser utilizados várias vezes, embora sofram algum desgaste com o passar do tempo e o uso (edifícios, equipamentos, meios de transporte, etc). 
capital circulante: são os meios de produção incorporados no processo produtivos de outros bens que desaparecem por inteiro após a sua utilização, ex: matérias primas, combustíveis, etc.
Capital financeiro divide-se em capital próprio e capital alheio
Capital próprio: são os meios financeiros que pertencem aos proprietários da unidade produtiva é o processo de auto financiamento.
Capital alheio: são os meios financeiros disponibilizados por terceiros que não pertençam à unidade produtiva, como por exemplo o acesso a crédito bancário, etc.
Capital humano:  conjunto de aptidões humanas (skills, know how) que permitem a capacidade de trabalho inclui a experiência e os conhecimentos dos indivíduos. O capital humano é valorizado sempre que existem investimentos na formação ou na saúde dos recursos humanos.
Capital natural: conjuntos dos recursos naturais disponíveis. Deve se promovida uma utilização racional do capital natural para não ser posto em causa o desenvolvimento sustentável do planeta (sustentabilidade).
6. Utilizando as definições do ponto 5. classifica os seguintes itens:
a) poupança pessoal de um empresário que foi mobilizada para a actividade produtiva capital financeiro
b) valores financeiros dos proprietários da empresa, afectados à produção capital próprios
c) um empréstimo bancário que a empresa contraiu capital alheio
d) maquinaria, edifícios, matérias-primas e matérias-subsidiárias empregues no processo produtivo capital técnico
e) maquinaria, edifícios, etc. que são utilizados em vários ciclos produtivos (durante vários anos)capital fixo
f) matérias-primas, que são incorporadas no produto acabado, participando num único ciclo produtivo capital circulante
g) montante de recursos financeiros colocados à disposição de uma empresa pelos seus sócios capital social
h) recursos naturais capital natural
i) factor produtivo trabalho capital humano

7. Partindo da apresentação popular na Internet Suiça vs Portugal na perspectiva de um portuguêsrefere sobre a importância relativa dos recursos naturais, do capital humano, do enquadramento cultural e normativo e dos valores no desenvolvimento dos países.

Sem comentários:

Enviar um comentário