quinta-feira, 9 de novembro de 2017

A taxa de desemprego de agosto foi de 8,8% - Setembro de 2017

1. Com base na imagem acima, calcula a Taxa de Actividade, indicando as operações.
A taxa de atividade é igual á população activa a dividir pela população total x 100
Taxa de atividade = 5194,1 / 8865,3 x 100 = 58,6 %
2. Com base na imagem acima, calcula a Taxa de Desemprego, indicando as operações.
A taxa de desemprego é igual á população desempregada a dividir pela população ativa x 100
Taxa de desemprego =618,8 / 5194,1 x 100 = 11,9 %
3. Interpreta a Taxa de Actividade calculada em 1..
O resultado da taxa de atividade significa que em cada 100 indivuos da população total 58,6 individuos pertencem á população ativa.
4. Interpreta a Taxa de Desemprego calculada em 2..
O resultado da taxa de desemprego significa que em cada 100 individuos da população ativa 11,9 são desempregados.
5. Utilizando as taxas de desemprego, referentes a Setembro de 2017, no Quadro 2 (p.5) do destaque acima referido, justifica
- o género mais penalizado pelo desemprego; O género mais penalizado pelo desemprego em setembro de 2017 é o femiinino porque a sua taxa de desemprego é 9,5 que é maior do que a do género masculino cuja sua taxa  é de 7,7.
- o grupo etário mais penalizado pelo desemprego.O grupo etário mais afetado pelo desemprego é o dos jovens (dos 15 aos 24 anos) 

6. Constrói um gráfico a partir dos dados no PORDATA, que evidencie as diferenças na Taxa de Actividade entre os géneros (F/M) e entre Portugal e a União Europeia. Publica-o no blogue e interpreta-o. Preview A taxa de atividade dos homens é sempre superior á das mulher quer em Portugal quer na UE porqueos homens têm mais facilidade em arranjar trabalho que as mulheres. , e também as mulheres continuam com o peso de cuidar da habitação e dos filhos.

7. Constrói um gráfico a partir dos dados no PORDATA, que evidencie que a Taxa de Desemprego afecta de forma diferenciada os diversos grupos etários. Publica-o no blogue e interpreta-o. Preview O grupo etário mais afetado são os individuos com menos de 25 anos e os menos afetados são os indivíduos  entre os 54 e os 65 anos até 2013 , apartir de 2014 o grupo menos afetado pelo desemprego é dos individuos entre os 25 e os 54 anos mantendo se o grupo mais afetado o dos individuos com menos de 25 anos.

8. Constrói um gráfico a partir dos dados no PORDATA, que evidencie que a Taxa de Desemprego afecta de forma diferenciada em função do nível de escolaridade concluída. Publica-o no blogue e interpreta-o.  No inicio o as pessoas sem ensino eram as menos afetadas, pois elas aceitavam qualquer tipo de trabalho e as pessoas com nivel de escolaridade  secundário e pós secundário, não aceitavam qualquer trabalho pois achavam que mereciam um emprego que fosse proporcional ao seu nível de ensino. Atualmente as pessoas com ensino superior são as menos afetadas pois têm mais capacidades e os mais afetados são as pessoas que não têm ensino pois não têm competências.


9. Constrói a partir da população desempregada por nível de escolaridade completo - Masculino e Feminino um gráfico que evidencie como a Taxa de Desemprego varia com o género (M/F) e com a o nível de escolaridade. Publica-o no blogue e interpreta-o. Preview


Sem comentários:

Enviar um comentário