sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Oniomania – Doença que atinge 1% da população


1. Refere factores que conduzam ao consumo impulsivo.
R: O consumo impulsivo é um consumo irracional em que o consumidor consome para além das suas necessidades e um dos fatores que conduzem ao consumo impulsivo é a depressão, que deriva do mau estar próprio e a necessidade de se preencher um espaço vazio. 
2. Caracteriza a oniomania.
R: A oniomania é uma doença em que o consumidor apenas se sente satisfeito quando compra , e depois não dá mais uso aos produtos que comprou. Para um individuo com oniomania, comprar é como um alcoólico beber. 
3. Distingue o consumismo da doença (oniomania)?
R: O consumismo é um individuo que consome por consumir  enquanto  que  a doença oniomania é um vicio em que o consumidor apenas se sente satisfeito quando está a comprar algo
4. “Comprar coisas de que não se precisa faz parte do estatuto de ser mulher”. Comenta.
R: Comprar coisas compulsivamente não faz parte do estatuto da mulher pois existem mulheres que sabem gerir o seu dinheiro.
5. “A compulsão não escolhe género, os homens apenas têm outros interesses”. Identifica as áreas de consumo compulsivo segundo o género.
R: As mulheres consomem compulsivamente na área do vestuário e da casa enquanto que os homens também consomem compulsivamente na área  do vestuário, na área tecnológica e automóvel
6. Identifica o perfil das pessoas que correm maior risco de se endividarem.
R: As pessoas que correm maior risco de se endividarem são as pessoas mais ricas.
7. Refere a Internet como facilitadora do consumismo.
R: A Internet facilita o consumismo porque podemos encontrar diversos tipos de produtos que não encontramos nas lojas, podemos escolher varios produtos ao mesmo tempo e encomendá-los sem nos deslocarmos.
8. Refere a Internet como ferramenta de uma atitude consumerista.
R: A Internet pode ser usada como uma ferramenta de atitude consumerista porque por exemplo fazer um blog para falar com os amigos e comparar preços e produtos para poder escolher melhor o produto que quer comprar. 
9. A propensão ao consumismo depende da educação? Como?
R:  Sim porque por exemplo se o individuo for educado a poupar não irá ter atitudes consumista.

Sem comentários:

Enviar um comentário