terça-feira, 3 de outubro de 2017

Lei de Engel

1. Calcula o orçamento de cada uma das famílias.
NOTA: Utiliza o ficheiro do Excel, e no final posta uma imagem personalizada no blogue com a Tabela das questões 1. e 2., e o Gráfico da questão 3..
2  Determina os coeficientes orçamentais das quatro famílias para cada classe de despesa.













3. Representa graficamente as despesas percentuais das famílias nas diversas rubricas de despesa.



























4. Verifica como a interpretação do quadro te conduz à Lei de Engel. 
R:  O quadro demonstra que quanto maior for o rendimento da família menor é a porpoção gasta na alimentação e maior é o gasto em diversos como por exemplo o coeficiente orçamental ALVES usado no lazer é apenas 4% enquanto que no DAMÁSIO é de 35%.
5. Comenta o elevado valor das subscrições de telemóveis em Portugal relativamente a outros países.
R: Em Portugal há um elevado valor de subscrições de telemóveis devido á vasta variedade de serviços e devido ao facto de os jovens hoje em dia dependerem do uso do telemóvel para a comunidade.
6. Comenta o elevado número de automóveis em Portugal relativamente a outros países da União Europeia. 
R: Em Portugal se ficarmos dependentes dos transportes públicos não poderemos precurrer longas distâncias facilmente pois os transportes públicos locais não são eficientes porque é muita gente que apanha o mesmo transporte á mesma hora, com isso acabamos por perdemos muito tempo à espera do transporte devido ás paragens que o transporte tem que fazer para pegar passageiros ao longo do percurso, perdemos a paciência e podemos acabar por ficar muito stressados enquanto se tivermos o nosso próprio automóvel evitamos esse tipo de situações
7. Calcula os coeficientes orçamentais utilizando o Quadro Q.2.9.(€) do Inquérito às Despesas das Famílias, INE.Constrói um quadro mostrando simultaneamente os valores absolutos e os coeficientes orçamentais, para as 12 categorias principais. Preview do Quadro 
Constrói um gráfico representando os coeficientes orçamentais. Comenta, referindo a Lei de Engel.
R: 

8. Refere como o consumo varia com os seguintes factores extra-económicos:
a) Estrutura etária dos agregados familiares;
R: Porque por exemplo um casal jovem tem a despesa de comprar fraldas para os filhos quando forem mais velhos não terão de gastar mais dinheiro em fraldas porque os seus filhos já estarão formados.
b) Estilos de vida (v.g. fast-food, consumos lights, desportos radicais, consumos com consciência ambiental);
R:  Os estilos de vida influenciam o consumo porque cada estilo de vida tem o seu custo como por exemplo praticar basquetebol tem custo diferente de praticar desportos radicais.
c) Moda;
R: Cada tipo de roupa tem o  seu custo logo o consumo é diferente por exemplo um casaco da gucci é muito mais caro que um da zara.
d) Publicidade;.
R: A publicidade influencia o consumo pois  ela influencia a compra de bens desnecessários.
e) Cultura.
R: Cada cultura tem um custo diferente pois as necessidades são diferentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário