terça-feira, 17 de outubro de 2017

Consumerismo

1. Consultando o link completa dois dos tópicos "Não é fácil, ser consumidor!" (p. 7) 
R: Como existe uma grande diversidade de produtos e de serviços complexos e diversificados de diferentes marcas e diferentes preços a escolha de produtos será mais difícil .
2. A DECO concebeu a apresentação que tens estado a ler para promover a Educação do Consumidor e práticas consumeristas.
Refere dois objectivos da Educação do Consumidor. (p. 15) 
R: Dois dos objetivos da educação do consumidor são distinguir as suas necessidades básicas dos seus desejos e necessidades terciárias e satisfazer as suas necessidades reias de acordo com o seu estatuto financeiro.
3. “Até à data, e no geral, o homem actuou no seu ambiente como um parasita, tomando o que deseja com pouca atenção pela saúde do seu hospedeiro, isto é, do sistema de sustentação da sua vida.” Hutchison (2000), citado em Consumo e Ambiente
Distingue o caminho Tecnozóico do Ecozóico, e refere a importância das tecnologias limpas para salvar o Planeta da degradação do ambiente e das alterações climáticas. 
R: O caminho tecnozóico é aquela em que se acredita que a tecnologia é a solução para tudo enquanto que o ecozóico é aquele em que se sabe que fazemos parte da natureza e devemos preserva la reduzindo o nosso impacto nela utilizando as tecnologias limpas que consiste na produção de bens mas sem poluir o eco sistema. 
4. Verifica que o consumo insustentável referido na questão anterior é explicado não só pela Economia, mas também pela Psicologia ou pela Sociologia entre outras. 
R:  O individuou que têm um consumo excessivo que consomem para além do necessário esse individuo necessitará mais de apoio psicológico porque a economia não conseguirá aprofundar a pesquisa da causa do problema como a psicologia, e a sociologia também pode arranjar explicação porque ás vezes o nosso tipo de consumo ás vezes pode ser influenciado pelo tipo de consumo dos indivíduos que nos rodeiam.   
5. Refere como o consumismo é responsável pela exclusão do acesso de grande parte da população aos bens de consumo. 
R: O consumismo  é responsável pela exclusão da população ao acesso de grande parte dos bens de consumo devido há existência de uma grande variedade de padrões de consumo  muito elevado daí nem toda a população conseguir ter acesso o que faz com que se sintam excluídos por saberem que existem indivíduos com padrões de consumo mais elevados a bens de consumo.
6. Comenta dois direitos do consumidor que te pareçam frequentemente obstruídos. 
R: O direito  á formação e educação para o consumo é importante porque quanto maior forem os nossos  conhecimentos melhor será o nosso consumo atendendo o nosso rendimento e faixa etária, o direito á proteção jurídica é outro direito muito importante e está diretamente relacionado com o direito referido anteriormente porque um individuo com mais conhecimentos pode dirigir-se mais facilmente a uma associação para fazer valer os seus direitos.
7. Será que frequentemente os jovens transmitem às suas famílias comportamentos de consumo mais consistentes com os seus deveres enquanto consumidores? Justifica. 
R: Os jovens levam uma consciência de consumo que os país não tem , que um consumo excessivo põe em causa  e em risco o meio ambiente e as gerações futuras.
8. Indica os quatro erres do Rap do Eco Consumidor
R: Os quatro erres do Rap do eco consumidor são reduzir, reutilizar, reciclar e repensar.
9. Do teu ponto de vista o que é mais importante para consumir responsavelmente?
A - Conhecer a Lei do Consumidor
B - Ter valores compatíveis com um consumo responsável
Justifica.
R: Do meu ponto de vista é mais importante ter valores compatíveis com um consumo responsável, porque assim saberemos o que comprar segundo as nossas necessidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário