terça-feira, 26 de setembro de 2017

Os Agentes Económicos

1. Explicita os aspectos fundamentais da actividade económica.
R: Os aspetos fundamentais da atividade económica são o consumo,ou seja a utilização dos bens na satisfação das necessidades, a produção que é a transformação das matérias-primas em produtos acabados e a distribuição que engloba o armazenamento, o transporte e o comércio que tem como objetivo vender a um preço mais alto de forma a maximizar os lucros, a acumulação do capital e a repartição do rendimento.
2. Em Economia estudamos o comportamento dos agentes económicos, não de sujeitos económicos individuais. Porquê?
R: Na Economia estuda-se o comportamento dos agentes económicos, pois o comportamento de sujeitos económicos individuais é imprevisível, daí agrupar-se os sujeitos económicos individuais que desempenham a mesma função como por exemplo uma família ou famílias.

4. As Empresas (não financeiras) produzem bens comercializáveis, enquanto o Estado produz bens não comercializáveis. Justifica definindo bens comercializáveis.
R:  Um bem é comerciável quando o preço é maior que o seu custo. As empresas não financeiras produzem bens comercializáveis, porque as suas receitas provêm da produção enquanto o estado produz bens não comercializareis porque as suas receitas derivam de impostos e de outras contribuições e não  de rendimento próprio
5. Entre as diversas parcelas de rendimentos do capital, qual delas é mais incerta? Justifica.
R: Entre as diversas parcelas de rendimentos do capital a mais incerta é o lucro porque nem sempre sabemos os imprevistos das outras parcelas do rendimento do capital e dos juros de empréstimo estas que podemos conhecer antecipadamente e o lucro apenas se descobre no final. 

Sem comentários:

Enviar um comentário