sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Custo de Oportunidade

1. Explicita o conceito de custo de oportunidade e refere alguns exemplos.
R: Custo de oportunidade é quando o consumidor escolhe um produto abdicando do outro, por exemplo temos 300 euros e queremos comprar um tablet que custa 300 euros e um telemóvel que também custa 300 euros, nesta situação teremos que escolher um e abdicar do outro, ou seja, o custo de oportunidade será por exemplo não comprar um dos produtos. 

2. Utilizando o conceito de custo de oportunidade, confronte a hipótese de terminar o Ensino Secundário aos 17 anos com a alternativa de o terminar mais tarde. 
R: Nesta situação os alunos que terminarem o secundário com 17 anos tendo a opção de o terminar mais tarde terá chance de ter um trabalho melhor remunerado enquanto quem terminar o ensino secundário mais tarde estará a abdicar de um trabalho melhor remunerado.


3. Compare o custo de oportunidade associado às aulas no ensino privado com as do ensino público obrigatório. 
R: O custo de opurtunidade associado as aulas no ensino privado com as do ensino básico tem a haver com as propinas pagas numa escola pública e com as propinas pagas numa escola privada, ou seja, na escola privada as propinas são muito maiores do que as de uma escola pública, ou seja o custo de opurtunidade de andar numa escola privada é pagar mais propinas do que se andasse numa escola pública


4. Observe que a fronteira de possibilidades de produção apresenta os pontos em que é máxima a eficiência da economia na produção de espingardas e manteiga.
4.1. Explique porque não são alcançáveis pontos exteriores, como I.

R: Os pontos exteriores como o ponto I não são alcançáveis porque a economia não tem recursos suficientes para chegar

4.2. Explique porque são ineficientes pontos interiores, como U
R: Como o U indica que a economia não atingiu a eficiência produtiva que ocorre quando o desemprego é elevado durante a fase depressiva dos ciclos económicos.

 
5. Explique porque muitas vezes é difícil calcular o custo de oportunidade associado às decisões políticas ou à construção de infraestruturas. 


R: Ao haver construção de infraestruturas o custo de oportunidade para a população serão, como por exemplo abdicar do ambiente em que vivem e da qualidade de vida que têm.

Sem comentários:

Enviar um comentário